quinta-feira, 4 de novembro de 2010

5R - Repensar, reutilizar, reduzir, recusar e reciclar

Hoje aprenderemos sobre os 5Rs. Você sabe o que é isto ?



Repensar – o primeiro R da política está dentro da sua mente e envolve tudo que já falamos aqui sobre consumo consciente: é usar o seu grande poder de decisão e escolha.

Recusar – o segundo R consiste em recusar produtos que não são necessários ou aqueles que por algum motivo não contribuem com a saúde do planeta. Existem produtos, por exemplo, que são comercializados em várias embalagens desnecessárias.

Reduzir – o terceiro R está diretamente ligado à tentativa de reduzir o consumo. Repensar a real necessidade e utilidade de tudo que se compra. Faz bem para o planeta e para o seu bolso.

Reutilizar – antes de descartar um produto ou uma embalagem, mesmo para a reciclagem, analise se ele pode ser utilizado de alguma outra forma. Em vez de comprar potinhos plásticos para colocar o que sobrou de comida na geladeira, aproveite aqueles de sorvete, maionese ou margarina, que vedam e resistem bem até por muito tempo no freezer; latas de óleo podem servir de vasos para ervas. Use sua criatividade.

Reciclar – se nada disso for possível, opta-se então pela reciclagem, lembrando sempre que ela também é uma indústria poluidora e que nem sempre impede a retirada de matéria-prima virgem da natureza. É uma etapa importante, mas não a única em todo esse processo e nem pode ser usada como uma desculpa para se consumir desnecessariamente.
Fonte: http://planetahumanoxxi.blogspot.com/2009/02/politica-dos-5r-e-nao-3rs.html



Agora que conhecemos os 5Rs vamos dar uma atenção especial ao Meio Ambiente ?

Vídeos interessantes:









Mais vídeos:
@ Diaadia.pr.gov.br
@ Portal pedagógico 


Que tal aprendermos mais um pouquinho sobre a reciclagem de forma bem divertida ?
Jogos educativos sobre reciclagem
Educarede

Outras postagens:
Lixo reciclável

2 comentários:

  1. Parabéns Ana Paula, teu blog está um show.. muito legal e informações super importantes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Magnólia, muito obrigado pela visita e pelo comentário em meu blog. Apareça sempre que quiser.

    ResponderExcluir

Querido visitante, seja bem-vindo ao nosso blog. Esperamos que tenha gostado do assunto. Deixe elogios, sugestões e críticas construtivas. Seu comentário será lido aos alunos deixando-os contentes e entusiasmados.
Para enviar, escolha a opção Nome/URL, caso não tenha conta em nenhum dos servidores indicados. Não é obrigatório preencher a URL.
Um abraço e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...